logogo.jpg








Sintomas de Menstruação
Sistema Reprodutor Feminino
Menstruação
Prevenir a TPM
Problemas na Menstruação
Fale Conosco
Mapa do Site




Problemas na Menstruação

Quando os siAnticoncepcionais.ntomas pré-menstruais não cessam, mesmo com o término da menstruação e a mesma começa a apresentar algumas variações, pode-se constatar alguns distúrbios ou transtornos menstruais. Entre os principais, podemos citar:

 

Amenorreia

 

A amenorreia é a falta de menstruação, que pode ser classificada em primária e secundária. A primeira ocorre quando não acontece a menarca (primeira menstruação) e a secundária acontece quando a mulher já menstruou, mas passa longos períodos sem ter ciclos menstruais, em média de 6 meses, podendo ser para mais, ou para menos.

 

As causas da amenorreia são muitas; da secundária, a maior é a gestação, mas também podem existir causas como o stress, utilização de certas medicações, prática abusiva de atividades físicas e esportes (visto muito em atletas) e doenças (como tumores e câncer).

 

Dismenorreia 

 

A dismenorreia é a conhecida cólica menstrual, que pode ocorrer antes ou durante o período. Ela também pode ser classificada em dois tipos: primário e secundário.

 

A dismenorreia primária apresenta contrações uterinas (cólicas) normais, que não afetam ou atingem os órgãos da cavidade pélvica.

 

Já a dismenorreia secundária está associada às alterações do sistema reprodutivo feminino, como a endometriose (doença causada pela presença do endométrio fora do útero), infecções e doenças sexualmente transmissíveis (DST's).


Anovulação

 

A anovulação acontece quando o organismo para de produzir óvulos. Ela é uma das principais causas de infertilidade das mulheres. Ela pode ser desenvolvida por diversos fatores, como a menopausa precoce, a idade da mulher e desequilíbrios hormonais.


Hipomenorreia

 

Esse transtorno é caracterizado por fluxo menstrual menor que 2 dias. Ele pode ser causado por insuficiência folicular ou síndrome de Asherman (amenorreia traumática).


Metrorragia

 

É quando ocorrem sangramentos (hemorragias) fora do período menstrual. Se esse sangramento ultrapassar o período de 14 dias, é considerado menometrorragia.

Menorragia

 

É quando a mulher tem um fluxo menstrual extremamente longo, com intervalos normais (regulares). Suas causas são várias, mas as principais são coagulação sanguínea ou o desregular dos hormônios femininos.

 

O tratamento para todos esses transtornos deve ser aconselhado por um médico ginecologista. Devemos lembrar que um autodiagnóstico ou uma automedicação podem agravar esses problemas. Portanto, sempre consulte um médico. Outro problema relacionado a menstruação é a Síndrome dos Ovários Policísticos, que provoca microcistos no ovário.


 

Prevenir a TPM   -->>  Problemas na Menstruação