A menstruação é um acontecimento típico do sistema de reprodução feminino, quando o corpo da mulher se prepara para uma 'possível gravidez'.

Quando o corpo feminino se prepara para esse acontecimento, o útero (que é o órgão que abriga o embrião em seu desenvolvimento), fica revestido de uma membrana mucosa chamada endométrio, rica em hormônios femininos como a progesterona e o estrogênio, concentrados no sangue do local. Todo mês, quando o ovócito não é fecundado em seu período fértil, o corpo cessa a produção de hormônios.

Então, ocorre a descamação da parede interna do útero, ou seja, são liberados pela vagina sangue e restos do endométrio, a chamada 'menstruação'. Adolescente na menarca.

Primeira Menstruação (Menarca)

adolescente na menarcaA primeira menstruação, também conhecida como menarca, é um marco na vida de todas as mulheres. Esse acontecimento, biologicamente falando, marca o começo do funcionamento do sistema reprodutor feminino, ou seja, a partir daí, a menina poderá ficar grávida.

Geralmente, essa primeira menstruação acontece durante a adolescência, no período da puberdade. Com a produção dos hormônios femininos, os seios começam a se desenvolver, pelos crescem, o corpo toma formas de mulher. Esse período engloba não só a parte biológica, mas também o psicológico e o social, já que a partir daí, a menina abandona a fase infantil e entra no mundo das mulheres.

A faixa etária para esse acontecimento varia entre os 10 e 20 anos, mas ocorrem muitas variações, já que tudo depende do desenvolvimento de cada menina. Algumas menstruam mais cedo, e outras mais tarde. Isso não indica nenhum problema, mas apenas que cada uma tem um momento e ciclo menstrual diferente e pode variar de acordo com o ambiente em que vivem ou sua dieta, por exemplo.

Menopausa

A menopausa é o período em que a mulher encerra seu ciclo menstrual e de ovulação. Assim, como a menarca, isto é, o início, existe a menopausa, que é o fim das atividades menstruais.

Esse acontecimento ocorre em momentos variados para cada mulher, mas a média de idade é entre os 45 e 50 anos. Reconhece-se que a mulher entrou na menopausa quando, nessa média de idade, o ciclo menstrual já cessou há mais de um ano. Esse acontecimento faz parte do envelhecimento natural da mulher.

Ciclo Menstrual

O ciclo menstrual dura geralmente 28 dias, podendo variar de mulher para mulher. Nos primeiros anos de menstruação, o ciclo também é bastante irregular, já que o organismo ainda não está acostumado ao novo processo do sistema reprodutor.

O ciclo menstrual se divide nas seguintes fases:

Menstrual – É o marco do início do ciclo, quando ocorre o sangramento (eliminação do endométrio) pela vagina, gerando o fluxo menstrual. Esse período dura, em média, de 2 a 7 dias;

Proliferativa – É o período do crescimento e regeneração do endométrio;

Secretora – É quando o endométrio começa a ficar espesso, ou seja, volta ao seu estado normal. É um dos sintomas da gravidez onde o corpo se prepara para receber o feto. Caso não seja concebida, reinicia-se o ciclo.

A ovulação ocorre, geralmente, no 14º dia do ciclo, ou seja, na sua metade. O período fértil da mulher então é de 3 a 4 dias antes e depois da sua ovulação. Devemos lembrar sempre que isso não é uma regra, pois cada mulher tem um ciclo menstrual diferente, assim, cada fase de seu ciclo é única.